Responsive Ad Slot

Latest

latest

Quem é Gilmar Mendes, dono do voto de minerva que absolveu Temer

sexta-feira, 9 de junho de 2017

/ by Adailton Santana
Foto: BBCBrasil.com
Veterano no Supremo, ele desempatou o placar em julgamento no TSE; ministro é conhecido por conhecimento jurídico e posições polêmicas - e também pela relação com a política.

Depois de cinco dias de julgamento da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer no Tribunal Superior Eleitoral, coube ao Ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o voto definitivo, na noite desta sexta-feira (09), no julgamento da chapa Dilma-Temer.

O relator Herman Benjamin pediu a cassação da chapa e foi seguido pelos Ministros Luiz Fux e Rosa Weber. Os Ministros Nunes Maia, Admar Gonzaga e Tarcisio Vieira de Carvalho Neto divergiram do relator e deram votos pró-manutenção do presidente Temer, empatando a votação em 3 a 3.

Depois de um longo discurso o Presidente da TSE votou contra a decisão do relator Herman Benjamin e absolveu a chapa Dilma-Temer.

Com o placar de 4 a 3 o Presidente Temer continua no cargo e a ex-presidente Dilma Housseff, já casada, mantém os seus direitos políticos.

Nomeado por Fernando Henrique Cardoso em 2002 e um dos mais antigos ministros do Supremo Tribunal Federal, Mendes é também um jurista de currículo respeitado: tem mestrado e doutorado na Alemanha, mais de 20 livros publicados e uma carreira que inclui períodos como procurador da República, nos anos 1980, e advogado-geral da União no governo FHC, de 2000 a 2002.


Em janeiro, por exemplo, Mendes viajou a Portugal junto no avião que levava a comitiva presidencial para o funeral do ex-presidente português Mário Soares.

Em março, Temer e outros políticos participaram de jantar oferecido por Gilmar Mendes em sua casa em Brasília.

Mendes, no entanto, negou diversas vezes que essa proximidade tivesse influência no julgamento.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os Direitos Reservados
Hospedado em Uauhost